terça-feira, 19 de agosto de 2014

Praça Américo Brum - A praça do passado, do presente e de sempre.










Na vida, nem sempre damos a importância devida para determinados acontecimentos que surgem ao longo de nossa jornada. Em um passado não muito distante tínhamos aqui na Providência uma praça que realmente parecia uma praça, ou seja, com árvores, mesas, bancos, bares e etc. Seus frequentadores, crianças, jovens e adultos, todos moradores do próprio Morro da Providência se divertiam de diversas formas e maneiras diferentes, sejam nas brincadeiras inventadas, nas máquinas de Fliperama, nas rodas de bate papo ou aproveitando uma confraternização entre amigos no bar. Quem se lembrará desta época? Quantas histórias se podem relatar desse tempo?
 O tempo passou e juntamente com esse tempo vieram também algumas modificações e intervenções no local. A praça deixou de ser praça e se tornou em uma quadra. Para os mais antigos, foi uma mudança não muito satisfatória, pois já estavam habituados com a rotina do local como era antes. Entretanto, para os mais novos era a grande chance de ter uma quadra de verdade e de fato. Seria o local ideal para prática de esportes, além de diversas outras atividades voltadas para os moradores da comunidade. Com o passar dos tempos percebemos a grande importância do local na utilização para todos os eventos possíveis dentro da comunidade. Eram realizados de tudo um pouco: cultos de ações de graças, reuniões de moradores, bailes, festas, comemorações de datas importantes, campeonatos de futebol entre muitas outras atividades. Como era importante para o morador o uso desse espaço aqui na Providência. Demoramos em perceber isto, pois novamente o local se transformou. Só que desta vez, não tivemos uma grande aceitação por parte dos moradores mais novos e dos mais antigos, pois a mudança não veio diretamente para nós moradores, e sim para satisfazer os interesses da prefeitura e das empreiteiras tendo como objetivo final os turistas. Atualmente o espaço que temos disponível para suprir as nossas demandas não consegue atender nem metade do que podíamos realizar anteriormente. Não temos local dentro da comunidade para prática de esportes e nem para qualquer tipo de evento ou atividade que tenha mais de 20 participantes.
Se fizermos uma busca de momentos e lembranças desse tempo passado perceberemos que perdemos um bem muito precioso para a comunidade e para a continuidade de sua história local, na qual ajudamos a criar e recriar com todas as dificuldades dia após dia ao longo dos mais de 100 anos de existência do nosso Morro da Providência. Será que o atual empreendimento construído de ferro e aço tem a mesma importância que antes tivera a quadra e a antiga praça registrada em nossas memórias para sempre? Será esse o fim das histórias e lembranças da Antiga Praça Américo Brum?
O Museu Comunitário do Morro da Providência buscará fazer o resgate dessa rica lembrança histórica e cultural como também lutará para fortalecer toda essa memória de alegrias e lutas da favela.

A Favela pela Favela!
A Favela somos nós!

Roberto M.