segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

A Favela e suas transformações residenciais.


Favela - De zinco, madeira, barro e alvenaria. 



O Morro da Providência mudou muito dos seus primórdios até os dias atuais. Porém, poucas  dessas mudanças foram feitas por meio da intervenção do poder público em nossa favela, levando em consideração é claro, as mudanças que foram realizadas pelos próprios moradores. 
Quando falamos de mudanças, estamos nos referindo principalmente das casas e sua infraestrutura. Recebemos poucas e ou quase nenhuma intervenção necessária e digna de ser louvada pelos moradores. As intervenções sofridas aqui, sempre tiveram um interesse escuso por trás das realizações. Os próprios moradores com sua força, garra e fé tem construído e contribuído para uma nova favela,  uma favela resistente, dinâmica e protagonista da sua história.



 





AS FAVELAS ESTÃO CANSADAS DE SEREM ATACADAS, DISCRIMINADAS. ELAS PRECISAM SER AJUDADAS, AUXILIADAS SEM INTERESSES POLÍTICOS OU FINANCEIROS, RESPEITANDO A SUA VIVÊNCIA E AS SUAS EXPECTATIVAS.  

Percebemos que para a imprensa em geral e para as pessoas que não conhecem a vida cotidiana dos moradores das favelas, que eles acham que todos nós moradores de favelas somos pessoas de má índole, trapaceiros, sem estudo, nem profissão, OU SEJA, DESQUALIFICADOS. Isto não é verdade. Isso é um equívoco sobre a favela. Aqui dentro, há um povo que trabalha e batalha diariamente para viver e sobreviver diante de tantas dificuldades e preconceitos. Continuamos excluídos pela sociedade com falta de verdadeiras oportunidades sociais, culturais e econômicas. Mas isso não minimiza nossa vontade e perseverança de mudar tudo isso.
Sitando uma fala de um engenheiro conhecido nosso: "Quem tirou os riscos das casas na favela foram os moradores da própria favela" (Maurício Campos), pois eles transformaram a favela da madeira e do zinco, para o pau a pique. Do pau a pique para a alvenaria. Das telhas de amianto e chapas de zinco para as lajes pré moldadas e  concreto.

Não destruam as favelas. Não tentem exterminar a nossa história, a nossa cultura e o nosso povo.
Construam, recuperem, restaurem, colaborem...
A favela é parte importante da história de nossa cidade, estado e país.

Tenham uma quinzena de muita paz e alegria!
É sempre um prazer para nós compartilhar a nossa história com vocês que visitam e acompanham o nosso blog.


Entre em contato pelo o nosso e-mail
museucomunitariodaprovidencia@gmail.com

Visite nossa página no Facebook e dê a sua curtida.
https://www.facebook.com/museuprovidencia

Nos ajude com sua opinião. Deixe seus comentários.

Até o próximo post.


Museu Comunitário Morro da Providência


Nenhum comentário: